O valor de uma aventura na vida de um jovem!

Qual o valor de uma aventura verdadeira na vida de um jovem?
Vou tentar medir...
No último fim de semana tive a honra e a oportunidade de ajudar em uma atividade muito especial com o Ramo Sênior/Guia do Grupo Escoteiro Galé 12PB, o objetivo era completar 24km remando pelo Rio Mamanguape, até a sua Barra no Projeto Peixe-Boi Marinho, no Litoral Norte da Paraíba. Jovens, escotistas, convidados e equipe de apoio, todos juntos! Às 5:30 da manhã saímos, em comboio, para o município de Rio Tinto, mais precisamente na ponte onde a PB035 cruza o Rio Mamanguape, a sudeste do centro da cidade. Dia de Sol forte, todos começaram a preparar as canoas canadenses com os equipamentos específicos para a descida.

Antes de entrarmos na água, os jovens, que já haviam recebido formação e progressão básica de uso de colete, uso do remo e canoa, receberam mais algumas aulas iniciais de formação de flotilha e como viajar em grupo em canoas nesse tipo de ambiente. Os Escotistas, antes da partida, ainda fizeram uma completa revisão dos riscos da expedição e como evitá-los.

As 8:32h o grupo começou a descida, logo de início foi possível perceber que eles estavam prontos para essa difícil aventura, eles remaram muito bem e também controlaram a canoa de forma bastante efetiva. Nas primeiras horas eu estava na canoa líder servindo de “espelho" para eles, mostrando que competências na água e que habilidades de lideranças eles deveriam desempenhar durante a descida. A maré, como já esperada, começou a subir e toda a descida do Rio foi feita com a maré contra, fato que me impressionou ainda mais.

Ritmo bom, clima sensacional, vibe bacana entre todos, a cada curva do rio os Escotistas ofereciam mini aulas sobre vida silvestre local, fatos históricos de Rio Tinto, agressão ambiental ao rio, tipos de árvores, etc. O nível de educação foi o mais alto que já tive oportunidade de ver numa atividade escoteira nos últimos anos. O Nível de Aventura oferecido foi igualmente elevado. Os escotistas chegaram a um padrão muito perto do que vejo na NOLS (escola de aventura que trabalho nos EUA e no Chile).

Como também já era esperado e planejado, os últimos 4km reservavam o desafio final, maré contra com ondas e marolas, vento de 7-8 nós, sol forte, alguns sinais iniciais de desidratação. Enfrentamos a condição contra, fizemos uma parada estratégica numa gamboa (entrada de mangue), onde descansamos, hidratamos, alimentamos, tiramos água das canoas e continuamos para chegar ao final do percurso em 7 horas de remo, 24km percorridos e jovens extremamente felizes com o que tinham alcançado.

A noite as mini aulas continuaram com temas de uso de fogareiro, mínimo impacto na cozinha e preparação da comida.

No dia seguinte ainda fizemos remadas curtas, uma excelente visitação ao Projeto Peixe-boi Marinho, onde os jovens aprenderam e tiveram contato com um animal em ambiente natural na frente do nosso acampamento. A progressão de etapas e especialidades foi elevada e completada. Como se não bastasse, ainda houve uma cerimônia de promessa embarcada no meio do rio em um banco de areia. Sensacional!

Voltamos a João Pessoa no final da tarde onde lavamos o equipamento. Fui deixar um do jovens em casa ao se despedir ele disse: "Chefe, obrigado pelo fim de semana inesquecível!"
Qual o valor de uma aventura na vida de um jovem? Não sei mas posso medir como "Inesquecível".