7 Motivos para levar seu filho para acampar!

A Natureza cura. Quem nunca ouviu falar dessa frase? Muitos de nós sabemos disso mesmo que de forma intuitiva, e sabemos que nos sentimos melhor quando estamos fora de casa, na natureza.

Infelizmente a vida de muitas pessoas tem se tornado cada vez mais dependente da tecnologia, quanto mais o tempo passa, mais nos desconectamos do planeta. Essa desconexão tem atingindo seriamente nossas crianças e jovens mais do que pensamos.

Reconhecendo os efeitos dessa desconexão, o famoso autor de Last Child in the Woods, Richard Luv criou o termo Transtorno de Déficit de Natureza. A pesquisa dele levou pediatras a prescreverem para crianças a passar tempo na natureza para curar alguns tipos de doenças associadas a falta de brincar fora de casa e ter liberdade.

Aqui vão algumas razões científicas para levar crianças e jovens para a Natureza:


1.Estimula o exercício. Quanto mais perto de espaços verdes e parques mais as crianças correm. Um estudo Canadense relevou que atividade física de crianças entre 11 e 13 anos que é maior de acordo com quantidade de árvores em suas vizinhanças. Não quer dizer que se você mora em locais com poucos parques não possa oferecer essa experiência para os jovens e crianças em outros parques ou na natureza.

2. Reduz ansiedade. Pesquisa mostrou que crianças dos estados de Maryland e do Colorado nos EUA que brincam em parques e lugares verdes relatam menos stress que outras do mesmo grupo. Elas também demonstram um aumento no senso de competência assim como na habilidade de formar grupos sociais com alto grau de apoio e suporte.

3. Aumenta a concentração. Um estudo em crianças americanas no estado do Illinois EUA revelou que 20 minutos de caminhada em um parque verde leva a um aumento substancial no nível de atenção dessas crianças.

4. Torna as crianças mais espertas. Pesquisadores de Barcelona descobriram que crianças em idade escolar que tiverem exposição a atividades ao ar livre na natureza tiverem uma alta performance em testes cognitivos. O efeito foi ainda maior quando a criança havia sido exposta a áreas verdes e atividades ao ar livre em casa e na escola.

5. Cria um senso de comunidade e coletividade. Jovens canadenses que vivem em ambientes ao ar livre e na natureza relatam um alto grau de conexão com o lugar, sentem que pertencem a uma comunidade saudável. Esses resultados levam a importantes ramificações pois os jovens se sentem mais engajados e conectados com seus bairros e tornam a vizinhança ainda mais saudável e segura.

6. Cria uma maior conexão familiar. Pesquisa realizada em 60 famílias americanas descobriu que a participação em acampamentos revelou um aumento e melhoria nas relações familiares.

7. Aumenta o interesse pelo meio ambiente. Quanto maior a exposição a natureza maior será a vontade das crianças e jovens em proteje-la. Podem inclusive guiar e escolher carreiras profissionais relativas a preservação e conservação ambiental.

Finalizo afirmando que crianças com TDA ou TADH (transtorno de déficit de atenção) podem melhorar significativamente quando são expostas a natureza, falo por experiência própria como Educador ao Ar Livre, testemunho isso todos os meses em nossas expedições. Vejo como eles chegam e vejo como eles terminam após 30 dias expostos a natureza.

Sabendo disso tudo… E agora? Como posso ajudar meu filho?
  1. Leve seu filho e sua família para acampar
  2. Matricule seu filho num Grupo Escoteiro mais próximo. O Escotismo é a única entidade no Brasil que pode ajudar intencionalmente seu filho a reduzir o Déficit de Natureza devido ao programa educativo que hoje possuem.
Edmilson M Fonseca
Educador ao Ar Livre
@edmilsonfonseca

Adaptado do 7 SCIENCE-BACKED REASONS TO GET YOUR KIDS OUTSIDE

2 comentários:

  1. o exercito também tem muitas atividades ao ar livre.

    ResponderExcluir
  2. Grupo Escoteiro Chico Science - Aventura ao ar livre para todas as idades.

    ResponderExcluir