6 Dicas para conquistar Lis de Ouro e Escoteiro da Pátria (para Educadores)


A vida útil de escoteiros(as), seniores, guias, pioneiros e pioneiras as vezes é muito curta e vários deles, como bons brasileiros, acabam procrastinando sua progressão e tudo fica para última hora para receber ou tentar conseguir e conquistar, com seus próprios méritos, seus distintivos especiais. Não tem que ser assim.

Seguem aqui seis dicas úteis que acredito e me ajudaram a conquistar meu distintivo especial de Escoteiro da Pátria.

1. Estabeleça uma data limite

Todos precisam de um prazo. Caros chefes, incentive seus escoteiros, escoteiras, seniores e guias a estabelecerem prazos para etapas chaves na caminhada. Por exemplo: conquistar todas as especialidades obrigatórias para o distintivo especial com 13 anos e meio e 16 anos e meio, respectivamente. Caso seja um monitor, o chefe deve ajudar no estabelecimento dessas datas. Não sendo monitor, esse jovem deve ser ajudado ou guiado pelo próprio monitor, usando o sistema de patrulha, para estabelecer os prazos e acompanhar a progressão.
Todas as datas ser devem bem antes dos 15 e 18 anos.

2. Gerencie as expectativas e esperanças

Deseje o melhor mas planeje e esteja pronto para o pior. Esteja pronto para se algo sair errado tenha tempo de agir. Esse jovem deve ter consciência que cada passo da progressão pode e vai levar mais tempo do que ele ou ela realmente acha que realmente será.
E se caso eles ou elas completarem as etapas antes dos prazos, todos ganham. 

3. Um passo de cada vez

O caminho não será fácil e o jovem deve realmente querer chegar ao topo. Assim sendo devemos pensar e tomar um passo de cada vez. Este é um dos motivos que eles devem focar nas especialidades primeiro, para depois focar nos projetos da progressão, dessa forma não iram se sentir estressados e cheios de tarefas para completar.

4. Focar nas especialidades obrigatórias que levam mais tempo

Algumas especialidades obrigatórias por natureza podem levar mais tempo para serem conquistadas, por exemplo Primeiros Socorros. Incentive os jovens nessas especialidades “mais longas” ou “mais exigentes" em termos de tempo. Criar uma lista com a ordem das especialidades que devem ser conquistadas, pode ajudar a desenvolver uma visão (plano) melhor nesses jovens. Lembrem-se que muitas especialidades são itens também da progressão no Programa Educativo.

5. Focar a Insígnia da Modalidade

Ao estabelecer datas e prioridades das especialidades “mais longas” ou “mais exigentes" em termos de tempo, considere na lista as especialidades mínimas para a conquistar da Insígnia da Modalidade, o mais cedo possível.

6. Tenha consciência do seu papel de Educador/Chefe

Incentivo, elogios e ajuda ao longo da jornada serão sempre agradáveis para esse jovem. No entanto, ele ou ela deve seguir com as próprias pernas, o distintivo especial deve ser uma conquista do jovem e não uma facilitação do chefe. Ao facilitar demais você estará causando uma grande falha na educação desses jovens. Não faça por eles. Não trabalhe por eles mas COM ELES. Afinal de contas serão eles quem iram receber o Lis de Ouro ou Escoteiros(as) da Pátria.


Caros escoteiros, escoteiras, seniores e guias: Corra atrás do seu próprio desenvolvimento! Não aceite o fácil, trabalhe duro e faça valer o seu distintivo. Acredite, a sensação de dever cumprido e auto-confiança vão valer a pena ao no dia que receber e colocar seu distintivo na manga. 

Palavras de um Escoteiro da Pátria
Edmilson M Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário