Quem são os grupos escoteiros e como podemos aprender com cada um deles!


SOMOS 13 - Nosso número da sorte!
Fica claro que nós escoteiros da Paraíba vivemos hoje uma outra realidade. O Escotismo aqui mudou, não para melhor, mas sim como deveria ser: PARA MUITO MELHOR. Quer provas? 
  • Atividades regionais são realizadas com consistência e qualidade;
  • Formação de adultos é fato e mensurável (leia-se a realização de cursos de formação em todos os níveis);
  • Direção Regional tem a capacidade de ouvir, filtrar e aplicar as boas ideias;
  • Temos reconhecido novos membros e grupos (considere como exemplo os diplomas e medalhas de mérito e trofeu araucária entregues nos últimos meses);
  • Nossos jovens têm atingido os distintivos especiais com mais frequência;
  • Dentre os 27 estados da federação somos o 14º em efetivo total registrado, já estivemos entre os últimos;
  • Números de Unidades Escoteiras abertas ampliou bastante;
  • Direção Regional foi além da formação básica dos adultos ao realizar Congressos, cursos de técnicas verticais e canoagem para adultos;
  • Temos uma boa presença nas redes sociais;

Se você ainda não está convencido, podemos bater um papo (num outro momento) sobre a nossa situação há 10 ou 15 anos. Não há mais espaço para o Escotista medíocre, essa é a grande verdade.

Essa boa mudança não é apenas mérito da Direção Regional. Esse bom momento passa por todos os adultos equilibrados, sérios e comprometidos com a educação dos nossos jovens. Passa também pelos Grupos Escoteiros. 

Na minha humilde opinião Grupos Escoteiros podem ser a solução mas muitas vezes eles são um problema. Se pararmos para pensar, a nossa principal marca registrada de que somos escoteiros é o nosso lenço, que é o distintivo do Grupo. Ao usar o lenço do seu grupo, criamos uma diferença, somos separados por cores num pedaço de pano e esquecemos que temos, todos, o mesmo distintivo verde do lado esquerdo do peito, NOSSA PROMESSA. SOMOS IRMAOS e NÃO Concorrentes de nós mesmos. Será que um dia teremos o LENÇO DE PROMESSA ao invés do lenço do grupo? Não podemos, nesse bom momento, ficar presos a bolha chamada GRUPO ESCOTEIRO.

Nos últimos três anos tenho participado de cursos com adultos e reuniões em vários Grupos e comecei a perceber que vivemos separados e quase isolados uns dos outros, salvo os casos de atividades locais e regionais. Percebi também, em cada grupo que passei, que eles possuem grandes habilidades e competências, mas que não necessariamente elas são recorrentes nos demais Grupos. 

Se tivermos a capacidade de sair da bolha, MEU GRUPO ESCOTEIRO para NOSSO ESCOTISMO, ninguém vai nos segurar.
Observei alguns grupos da Paraíba em atividades e via internet e cheguei a conclusão que podemos copiar as melhores práticas de cada um deles, para termos um escotismo mais sólido e ainda melhor. Vou citar o que percebi. Não sou, nem serei o dono da verdade, essa é apenas uma perspectiva que cheguei, tenha plena certeza que existem muitas outras virtudes em cada grupo, mas aqui destaco as que me chamaram mais atenção.

1º/PB • DO MAR ALMIRANTE BARROSO
Resiliência. O Barroso (que foi meu grupo por 8 anos) tem uma capacidade de surgir das cinzas, quase fecha, meses depois volta. Podemos aprender com o 1ºPB como é possível resistir mesmo diante das grandes dificuldades. Superar crises e passar por cima momentos ruins com a cabeça erguida é uma grande habilidade do 1ºPB.

2º/PB • 5 DE NOVEMBRO
Mística. A Labre (carinhosamente chamo assim) impressiona pela capacidade de criar a mística escoteira de forma brilhante. Participei da passagem de uma lobinha para tropa escoteira e foi uma experiência que jamais irei esquecer. O 2ºPB pode nos ensinar como criar uma mística bacana e marcante em nossas tropas.

3º/PB • DO MAR ALMIRANTE WARINGTON BADEN POWELL
Recursos e Envolvimento Local. O 3ºPB chamou minha atenção com a competência de “arranjar" recursos para realizar suas atividades, conseguem sempre bons lugares para sua sede e tem facilidade de recursos como embarcações. Eles também fazem um bom trabalho envolvendo os jovens do bairro como membros juvenis.

7º/PB • BATURITÉ
Técnica, Equipamentos e Fidelização dos Jovens - Impossível não perceber no Baturité a capacidade técnica que possuem em escalada em rocha e técnicas verticais, muitos chefes praticam esse esporte assim como mountain bike. O grupo fez um bom trabalho ao adquirir equipamentos próprios para técnicas verticais. Também chamou a minha atenção a quantidade de membros juvenis que estão no grupo desde lobinho. Com o 7ºPB podemos aprender como aumentar a redenção de nossos escoteiros.

9º/PB • GENERAL SAMPAIO
Solidariedade e capacidade de mobilização. Público e notório a habilidade que o Sampaio possui em realizar consistentes campanhas como a do Sopão semanal. Escotismo puro! O Grupo demonstra uma boa capacidade de trabalhar em prol de causas nesse tema e em outros. O Coração do Sampaio é gigante. Também sou fã deles! Eles podem nos ensinar como Fazer sempre uma boa ação de verdade.

12º/PB • DO MAR GALE
Envolvimento com os Pais e recursos náuticos. Apesar da pouca idade, esse grupo demonstra uma habilidade única e de extrema importância, o Galé sabe “transformar" pais em bons chefes. O Grupo também sabe usar o tempo livre dos pais nas atividades escoteiras. O Grupo é praticamente independente em pequenas embarcações, tem acesso a canoas e barco a vela. Podemos aprender com eles como trabalhar e envolver os pais no Grupo.

13º/PB • PADRE OTAVIANO
Piancó é um capítulo a parte. O grupo de maior sucesso do estado deve ser avaliado com mais proximidade. Piancó é só o Poder! Estou escrevendo um post separado pois esse grupo tem MUITO, mais muito a nos ensinar. Aguardem!

16º/PB • DO MAR DRAGÕES DO MAR
Mudanças e Serenidade. O Dragões teve a capacidade de voltar após passar por sérias mudanças de sede e até de modalidade. Voltou com os pés no chão e os remos na água. Tem uma chefia que admiro pela serenidade, clareza e inteligência emocional. Eles podem nos ensinar como voltar e reabrir um grupo, agora mais forte ainda do que antes.

17º/PB • DO AR SANTOS DUMONT
Organização e Identidade Visual. Já tive a chance de conversar e elogiar alguns chefes do Santos Dumont a respeito de como chefes e membros juvenis tem os melhores uniformes do estado. Todos os membros estão sempre muito bem apresentáveis. Chamou minha atenção, orientação ao detalhe que eles tem com relação a colocação de distintivos de acordo com POR. É lindo ver o Santos Dumont nas fotos e ao vivo.

33º/PB • CATÓLICO FRASSATI
Saudável união e comprometimento. O nosso irmão mais jovem, o GE Frassati, já apresenta suas sólidas habilidades desde cedo. É um grupo escoteiro dentro uma comunidade católica. Uma perfeita combinação de forças do bem. Essa relação entre igreja e escotismo é algo a ser copiado, o laço que é criado nos membros, causa um excelente compromisso entre ambas as instituições. Já pensou? Um grupo em cada igreja evangélica, católica. etc.

 88º/PB • DO MAR TENENTE LUCENA
Humildade, Simplicidade e Compromisso. Visitei o Tenente Lucena logo após a sua reabertura e tive a honra de aplicar um curso de canoagem onde chefes do 88ºPB estavam presentes. A lição que levei deles foi de um retorno seguro ao movimento, que veio para ficar com Humildade, Simplicidade e Compromisso por parte de todos os escotista que tive contato. Esses tem muito o que ensinar.

Ainda não tive contato com os grupos: 4º/PB • TRILHA CERTA e 5º/PB • ÁGUIAS DA TERRA, mas tenho plena certeza que aprenderemos com eles também.


Se colocarmos todas as habilidades e virtudes dos grupos juntas seremos fortes. Insisto a bolha MEU GRUPO deve ser quebrada, seremos maiores juntos, mude para MEU ESCOTISMO. Convido os GE a se falarem, a destacar as boas práticas e compartilhar as boas ideias.

Edmilson M Fonseca
Fã número 1 do Escotismo da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário