Banana é mais benéfico do que bebidas esportivas


A prática de atividade física traz inúmeros benefícios à saúde, porém é necessário que se realize uma correta reposição nutricional para que não ocorra nenhum malefício para com o corpo. Nos últimos anos, tanto a banana quanto as bebidas esportivas, também chamadas de isotônicos, têm sido fontes de energia muito apreciadas por atletas profissionais e amadores.

Nesse contexto, um novo estudo realizado com ciclistas profissionais, avaliou qual dos dois alimentos seria o mais benéfico para a saúde quando consumido durante exercícios intensos. O estudo foi publicado na revista PLoS ONE.

Para o estudo, que foi realizado pela Universidade Appalachian State, nos EUA, 14 ciclistas profissionais ingeriram, a cada 15 minutos, o equivalente a um copo de bebida esportiva, ou metade de uma banana, durante uma corrida de estrada de 75 km, com duração de 2,5 a 3 horas. Os ciclistas realizaram no total duas vezes o percurso, com uma diferença de 3 semanas entre eles, onde se na primeira tentativa eles haviam consumido banana na segunda eles consumiriam a bebida esportiva (Gatorade).

Para avaliar os efeitos do consumo, foram coletadas 3 amostras de sangue: I) 1 hora antes do exercício; II) logo após o término do exercício e III) 1 hora depois do exercício. As amostras foram analisadas para mais de 100 metabólitos, moléculas associadas com o metabolismo.
Os resultados mostraram que ambos os alimentos apresentaram resultados positivos para com o organismo, sendo que as bananas forneceram antioxidantes que não foram encontrados nas bebidas esportivas, bem como um maior valor nutricional, que incluia o potássio, as fibras e a vitamina B6. 

Além disso, as bananas apresentaram uma mistura mais saudável de açúcares do que as bebidas.
De acordo com o Dr. David C. Nieman, coordenador do estudo, os resultados são extensíveis a qualquer tipo de exercício, e não só ao ciclismo. Ele também considera que “há um monte de atletas que não gostam da ideia de beber bebidas esportivas, que são essencialmente água com açúcar aromatizado. Esse tipo de pesquisa mostra que você pode ter fontes de carboidratos mais saudáveis antes e depois dos exercícios capazes de sustentar o desempenho esportivo tão bem como uma bebida esportiva”.

Dessa maneira, sempre que for praticar uma atividade física procure estar bem alimentado. Como mostrou o estudo, a banana é uma ótima pedida, pois além de oferecer vários benefícios, ela ainda é um alimento de fácil transporte.


fonte: procuramed

Sangue de Nossas Veias - Reunião

Sangue de Nossas Veias - Reunião

Dia 21 de dezembro acontecerá a reunião de pré-lançamento do Projeto Sangue de Nossas Veias. Sáb dia 21 de dez as 14h na ABES- Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental Av. Santa Catarina, 271, João Pessoa - PB, 58030-070. Estaremos cobrindo este Projeto!