Simplicidade

                         

Acredito na simplicidade. Não preciso de muitas roupas e calçados para viver e todo ano faço um inventário: doo as camisas e calças que já não uso mais, não àquelas velhas, mas algumas novinhas apenas porque não uso mesmo e estão encalhadas dentro de algum armário que não desejo cascavilhar.

Acredito que não preciso do relógio da moda, do computador mais recente ou do último lançamento de celular mais avançado do mercado. Não preciso de uma casa grande para guardar as coisas nem de um carro espaçoso para transportá-las.

Não preciso ganhar muito dinheiro para comprar o que não necessito. Simplesmente vivo simples hoje! Eu tento!

Já pensei que preciso dos itens tecnológicos super modernos só porque vi alguém usar, porque um amigo possui ou porque tenho medo de ficar para trás na web. Um ato falho!

Passo um mês inteiro na montanha ensinando liderança e  esportes de aventura para jovens e adultos. São 30 dias intensos sem voltar para casa, sem ver os amigos e sem falar com a família.

São difíceis.

Mas são recompensadores. São dias caros quanto se ama alguém. São dias onde ensino e aprendo com as pessoas as quais convivo. E mais ainda, são dias que aprendo muito com a natureza. Ser simples tem sido a maior lição.

De nada serve levar quatro pares de roupas ou três pares de calçados, de nada adianta um celular ou computador. Aprendi nesses 16 anos de vida ao ar livre que ser simples não é virtude apenas, mas necessidade. Aprendizado que acabei transferindo para minha vida pessoal, quando estou na cidade.
Aprendi vivendo na montanha, no mato, no rio que simplicidade é bacana. Não me julgo pelas coisas que não tenho, mas pelo meu caráter e escolhas da vida. Cada vez mais simples.
Feliz Natal
Edmilson M Fonseca